segunda-feira, 18 de maio de 2009

Asma


A asma é uma doença inflamatória das vias aéreas, caracterizada pelo aparecimento de crises respiratórias (dificuldade em respirar) e sensação de falta de ar. Geralmente, a crise demora pouco tempo e é ultrapassada de forma espontânea ou pela acção de medicamentos específicos, mas com probabilidade de repetir periodicamente.

O número de casos tem vindo a aumentar devido ao aumento do grau de poluição atmosférica e ao tabagismo.


Sintomas:

  • Dificuldade respiratória (dispneia);
  • Maior utilização dos músculos respiratórios;
  • Respira mais vezes;
  • Cansaço;
  • Pieira (expiração sibilante e ruidosa);
  • Tosse;
  • Incapacidade da vítima proferir uma frase sem interrupção.

BOXPrimeiros Socorros:

  • Mantém a vítima calma e segura;

  • Procura uma atmosfera bem ventilada (sem tintas, gasolinas, pós, flores, etc.);

  • Proporciona à vítima uma posição cómoda e confortável, de modo a facilitar uma melhor ventilação;

  • Administra oxigénio por máscara (15L/min);

  • Verifica e regista os sinais vitais da vítima.

Um comentário:

Anônimo disse...

meu filho tem tres anos ja foi internado quatro veses com dificuldade em respirar chega a aparece as costelas de tanta dificuldade para respirar sera que e asma? ja levei ele varias veses na pediatra e ela nada fez ...a pediatra deveria ta acompanhado ele ou nao ... ela diz que ele ta sendo acompanha do em outro hospital e que e com eles que eu tenho que me enforma ... oque devo fazer moro na maia portugal por favor me me ajude...resposta para biancabareto@gmail.com